Contatos

Além de consultar os dados do empregador cadastrados na RFB, é possível gerenciar seus contatos cadastrados no DET (ver Dados Cadastrais), por meio da tabela Contatos, que contém:

Adicionar

Adicionar contato ao DET.

Nome

Nome do contato.

E-mail

Endereço eletrônico do contato. (vide Nota abaixo)

Telefone

Telefone do contato que, de preferência, seja possível receber SMS.

Origem do Cadastro

Reporta de onde foi originado o contato.

Ações

Editar () ou excluir () um contato.

Tabela de :guilabel:`Contatos` do empregador no :term:`DET`.

Tabela de Contatos do empregador no DET.


Nota

Os endereços de e-mail cadastrados são utilizados no envio de mensagens para a caixa postal do empregador, informando atos oficiais e comunicações importantes.

Todos os contatos cadastrados no DET receberão avisos do DET no E-mail. Favor colocar o E-mail oficial do MTE, abaixo descrito, para não ser classificado como SPAM.

Remetente oficial do Ministério do Trabalho e Emprego para o DET: noreply@domicilio.trabalho.gov.br


Após qualquer operação na tabela (seja adicionar, editar ou excluir um contato):

Clique em:

  • Salvar, para confirmar; ou

  • Cancelar, para descartar.

Aviso

No cancelamento, é aberta a janela Cancelar Edição, para ratificar o procedimento.

Caso a operação não seja salva ou cancelada, ao tentar sair da tela (como, por exemplo, voltar para área de trabalho, clicando em , ou escolher outra funcionalidade no menu principal, clicando em ), será aberta uma janela de alerta para confirmar se, de fato, deseja sair e descartar todas as informações preenchidas.


Adicionar Contatos

Para abrir a janela de adição de contato:

  1. Clique em Adicionar (no canto superior direito da tabela).

  2. Na janela Adicionar Contato, preencha as informações do novo contato (Nome, E-mail e / ou Telefone).

Janela :guilabel:`Adicionar Contato``.

Janela Adicionar Contato.

Erro

O campos possuem uma validação para os dados inseridos, como, por exemplo, informando se o endereço eletrônico é inválido ou permitindo apenas números para o telefone.

  1. Na janela Adicionar Contato, clique em Salvar, para adicionar o contato à tabela, ou em Cancelar ou , para descartar a operação.

    Atenção

    É necessário cadastrar pelo menos os campos Nome e E-mail para que o contato possa ser salvo.

Tabela de :guilabel:`Contatos` do empregador no :term:`DET` com o contato adicionado.

Tabela de Contatos do empregador no DET com o contato adicionado.

Importante

Para adicionar as informações do novo contato do empregador ao DET, é necessário clicar em Salvar, abaixo da tabela de Contatos. Caso contrário, a inclusão é perdida ao sair da tela.

Atenção

7 (sete) é o número máximo de Contatos que podem ser adicionados.

Adicionar Contatos - Matriz e Filiais

Quando se tratar de empresa com Matriz e Filial(is) a adição de contato deverá ser feita da seguinte forma:

ADICIONAR CONTATOS NA MATRIZ

  1. Clique em Adicionar (no canto superior direito da tabela), quando estiver na aba MATRIZ.

  2. Na janela Adicionar Contato, preencha as informações do novo contato (Nome, E-mail e / ou Telefone).

Janela :guilabel:`Adicionar Contato``.

Janela Adicionar Contato.

  1. Há 3 opções para poder compartilhar o Contato que está sendo informado:

    1. Contato geral, cadastrado para toda a empresa.

      Nesse caso, o Contato será compartilhado em cada CNPJ que a empresa possuir.

    2. Contato compartilhado entre estabelecimentos determinados (a serem informados).

      Aqui, por sua vez, o contato será compartilhado apenas em cada CNPJ que for especificado. Essa informação poderá ser manual ou através de planilha.

      Nota

      Caso seja escolhida a opção 2, surge a necessidade de informar Vinculação de estabelecimentos ao contato, podendo:

      1. Informar manualmente.

        Nesse caso abre uma caixa onde pode ser digitado cada novo CNPJ manulamente e adicionar ele na lista abaixo.

      Janela com opção **Informar Manualmente**.

      Janela com opção Informar Manualmente.

      1. Fazer Upload de arquivo com a lista de estabelecimentos.

        Nesse tipo, poderá ser anexado uma planilha

      Janela com opção **Fazer Upload**.

      Janela com opção Fazer Upload.

    3. Contato exclusivo para o CNPJ XXXXXXXXXXXX.

      Essa última opção, o contato só atenderá o CNPJ em tela, nesse caso o da Matriz.

  2. Na janela Adicionar Contato, clique em |adicionar|, para adicionar o contato à tabela, ou em Cancelar ou , para descartar a operação.

    Atenção

    E não se esqueça de salvar quando voltar para a tela inicial de Dados Cadastrais.

    É necessário cadastrar pelo menos os campos Nome e E-mail para que o contato possa ser salvo.

ADICIONAR CONTATOS NAS FILIAIS

  1. Clique em Adicionar (no canto superior direito da tabela), quando estiver na aba MATRIZ.

  2. Na janela Adicionar Contato, preencha as informações do novo contato (Nome, E-mail e / ou Telefone).

Janela :guilabel:`Adicionar Contato``.

Janela Adicionar Contato.

  1. Há 2 opções para poder compartilhar o Contato que está sendo informado:

    1. Contato geral, cadastrado para toda a empresa.

      Nesse caso, o Contato será compartilhado em cada CNPJ que a empresa possuir.

    2. Contato compartilhado entre estabelecimentos determinados (a serem informados).

      Aqui, por sua vez, o contato será compartilhado apenas em cada CNPJ que for especificado. Essa informação poderá ser manual ou através de planilha.

      Nota

      Caso seja escolhida a opção 2, surge a necessidade de informar Vinculação de estabelecimentos ao contato, podendo:

      1. Informar manualmente.

        Nesse caso abre uma caixa onde pode ser digitado cada novo CNPJ manulamente e adicionar ele na lista abaixo.

      Janela com opção **Informar Manualmente**.

      Janela com opção Informar Manualmente.

      1. Fazer Upload de arquivo com a lista de estabelecimentos.

        Nesse tipo, poderá ser anexado uma planilha

      Janela com opção **Fazer Upload**.

      Janela com opção Fazer Upload.

  2. Na janela Adicionar Contato, clique em |adicionar|, para adicionar o contato à tabela, ou em Cancelar ou , para descartar a operação.

    Atenção

    E não se esqueça de salvar quando voltar para a tela inicial de Dados Cadastrais.

    É necessário cadastrar pelo menos os campos Nome e E-mail para que o contato possa ser salvo.


Editar Contatos

Para abrir a janela de edição de contato:

  1. Clique em (na coluna Ações da tabela), na linha do contato desejado.

  2. Na janela Editar Contato, preencha as alterações nas informações do contato (Nome, E-mail e / ou Telefone).

Janela :guilabel:`Editar Contato`.

Janela Editar Contato.

Erro

O campos possuem uma validação para os dados inseridos, como, por exemplo, informando se o endereço eletrônico é inválido ou permitindo apenas números para o telefone.

  1. Clique em Salvar, para alterar as informações do contato na tabela, ou em Cancelar ou , para descartar a operação.

    Atenção

    É necessário manter pelo menos um campo (Nome, E-mail ou Telefone) para que o contato possa ser alterado.

Tabela de :guilabel:`Contatos` do empregador no :term:`DET` com o contato editado.

Tabela de Contatos do empregador no DET com o contato editado.

Importante

Para editar as informações do contato do empregador no DET, é necessário clicar em Salvar, abaixo da tabela de Contatos. Caso contrário, a alteração é perdida ao sair da tela.


Editar Contatos - Matriz e Filiais

Quando se tratar de empresa com Matriz e Filial(is) a edição de contato(s) deverá ser feita da seguinte forma:

EDITAR CONTATOS NA MATRIZ

Para abrir a janela de edição de contato:

  1. Clique em (na coluna Ações da tabela), na linha do contato desejado.

  2. Na janela Editar Contato, preencha as alterações nas informações do contato (Nome, E-mail ou Telefone).

  3. Há 3 opções para poder compartilhar o Contato que está sendo informado:

    1. Contato geral, cadastrado para toda a empresa.

      Nesse caso, o Contato será compartilhado em cada CNPJ que a empresa possuir.

    2. Contato compartilhado entre estabelecimentos determinados (a serem informados).

      Aqui, por sua vez, o contato será compartilhado apenas em cada CNPJ que for especificado. Essa informação poderá ser manual ou através de planilha.

      Nota

      Caso seja escolhida a opção 2, surge a necessidade de informar Vinculação de estabelecimentos ao contato, podendo:

      1. Informar manualmente.

        Nesse caso abre uma caixa onde pode ser digitado cada novo CNPJ manulamente e adicionar ele na lista abaixo.

      2. Fazer Upload de arquivo com a lista de estabelecimentos.

        Nesse tipo, poderá ser anexado uma planilha

    3. Contato exclusivo para o CNPJ XXXXXXXXXXXX.

      Essa última opção, o contato só atenderá o CNPJ em tela, nesse caso o da Matriz.

    Erro

    O campos possuem uma validação para os dados inseridos, como, por exemplo, informando se o endereço eletrônico é inválido ou permitindo apenas números para o telefone.

  1. Clique em Salvar, para alterar as informações do contato na tabela, ou em Cancelar ou , para descartar a operação.

    Atenção

    É necessário manter pelo menos os campos (Nome e E-mail) para que o contato possa ser alterado.

Na imagem abaixo, a opção Editar Contato com todas as opções, nesse caso MATRIZ.

Tabela de :guilabel:`Contatos` do empregador no :term:`DET` na aba **MATRIZ**.

Tabela de Contatos do empregador no DET na aba MATRIZ.

Importante

Para editar as informações do contato do empregador no DET, é necessário clicar em Salvar, abaixo da tabela de Contatos. Caso contrário, a alteração é perdida ao sair da tela.

EDITAR CONTATOS NAS FILIAIS

Para abrir a janela de edição de contato:

  1. Clique em (na coluna Ações da tabela), na linha do contato desejado.

  2. Na janela Editar Contato, preencha as alterações nas informações do contato (Nome, E-mail e / ou Telefone).

  3. Há 2 opções para poder compartilhar o Contato que está sendo informado:

    1. Contato geral, cadastrado para toda a empresa.

      Nesse caso, o Contato será compartilhado em cada CNPJ que a empresa possuir.

    2. Contato compartilhado entre estabelecimentos determinados (a serem informados).

      Aqui, por sua vez, o contato será compartilhado apenas em cada CNPJ que for especificado. Essa informação poderá ser manual ou através de planilha.

      Nota

      Caso seja escolhida a opção 2, surge a necessidade de informar Vinculação de estabelecimentos ao contato, podendo:

      1. Informar manualmente.

        Nesse caso abre uma caixa onde pode ser digitado cada novo CNPJ manulamente e adicionar ele na lista abaixo.

      2. Fazer Upload de arquivo com a lista de estabelecimentos.

        Nesse tipo, poderá ser anexado uma planilha

    Erro

    O campos possuem uma validação para os dados inseridos, como, por exemplo, informando se o endereço eletrônico é inválido ou permitindo apenas números para o telefone.

  1. Clique em Salvar, para alterar as informações do contato na tabela, ou em Cancelar ou , para descartar a operação.

    Atenção

    É necessário manter pelo menos os campos (Nome e E-mail) para que o contato possa ser alterado.

Na imagem abaixo, a opção Editar Contato com todas as opções, nesse caso das Filiais.

Tabela de :guilabel:`Contatos` do empregador no :term:`DET` na aba **FILIAIS**.

Tabela de Contatos do empregador no DET na aba FILIAIS.

Importante

Para editar as informações do contato do empregador no DET, é necessário clicar em Salvar, abaixo da tabela de Contatos. Caso contrário, a alteração é perdida ao sair da tela.


Excluir Contatos

Para abrir a janela de exclusão de contato:

  1. Clique em (na coluna Ações da tabela), na linha do contato desejado.

  2. Na janela Excluir Contato, clique em Sim, para excluir o contato na tabela, ou em Não, para descartar a operação.

Janela de :guilabel:`Excluir Contato`.

Janela para Excluir Contato.

Nota

No exemplo dado, depois da exclusão, é obtida a tabela inicial.

Importante

Para excluir o contato do empregador no DET, é necessário clicar em Salvar, abaixo da tabela de Contatos. Caso contrário, a exclusão é perdida ao sair da tela.


Excluir Contatos

Para abrir a janela de exclusão de contato:

  1. Clique em (na coluna Ações da tabela), na linha do contato desejado.

  2. Na janela Excluir Contato, clique em Sim, para excluir o contato na tabela, ou em Não, para descartar a operação.

Janela de :guilabel:`Excluir Contato`.

Janela para Excluir Contato.

Nota

No exemplo dado, depois da exclusão, é obtida a tabela inicial.

Importante

Para excluir o contato do empregador no DET, é necessário clicar em Salvar, abaixo da tabela de Contatos. Caso contrário, a exclusão é perdida ao sair da tela.


Contatos - Matriz e Filiais

Quando a empresa possui Matriz e Filiais, são liberadas algumas abas para auxiliar na gestão dos os contatos e das frases de segurança.

MATRIZ

Aba para gerenciamento dos :guilabel:`Contatos` da **Matriz**.

Aba para gerenciamento dos Contatos da Matriz.

Então, é possível gerenciar os contatos da Matriz cadastrados no DET, por meio da tabela Contatos, que contém:

Teste de E-maiL

Possibilidade fazer uma checagem nos emails. Irá enviar para cada email cadastrado para ser confirmado o recebimento.

Adicionar Contato

Adicionar contato ao DET.

Nome

Nome do contato.

E-mail

Endereço eletrônico do contato.

Status de E-mail

Status de cada E-mail. Se já verificado ou não.

Telefone

Telefone do contato que, de preferência, seja possível receber SMS.

Origem do Cadastro

Reporta de onde foi originado o contato.

Ações

Editar (), excluir () ou enviar ( ) um teste de E-mail ao contato.


FILIAIS

Aba para gerenciamento dos :guilabel:`Contatos` da(s) **Filial(is)**.

Aba para gerenciamento dos Contatos da(s) Filial(is).

Então, também é possível gerenciar os contatos da(s) Filial(is) cadastrados no DET, por meio da tabela Contatos, que contém:

Teste de E-maiL

Possibilidade fazer uma checagem nos emails. Irá enviar para cada email cadastrado para ser confirmado o recebimento.

Adicionar Contato

Adicionar contato ao DET.

Estabelecimento

Indica a qual Estabelecimento o contato faz referência. Podendo ser referente a todos, alguns ou algum específico.

Nome

Nome do contato.

E-mail

Endereço eletrônico do contato.

Status de E-mail

Status de cada E-mail. Se já verificado ou não.

Telefone

Telefone do contato que, de preferência, seja possível receber SMS.

Origem do Cadastro

Reporta de onde foi originado o contato.

Ações

Editar (), excluir () ou enviar ( ) um teste de E-mail ao contato.