Enviar Documentos Digitais

Em Enviar Documentos Digitais, são listados os documentos requeridos pela Inspeção do Trabalho para entrega digital, contendo as seguintes informações:

Notificação

Código alfanumérico único com 14 caracteres associado à notificação.

Descrição

Descrição feita pelo AFT para cada documento.

Tipo

Tipo de solicitação do AFT, conforme previsão legal (ver Documentos Solicitados).

Aviso

Para o envio de documentos via DET, o Retorno Solicitado pelo AFT deve ser Digital, o qual está disponível apenas para os Tipos Solicitação de Documento e Exigência do Cumprimento de Obrigação.

Data Limite para Envio

Data estabelecida pelo AFT, conforme disposição legal, para envio de cada documento.

Status

Status atual de cada documento, o qual pode não estar preenchido, se pendente de envio e ainda no prazo, ou ser definido como:

  • Solicitado: O AFT solicitou o documento.

  • Enviado: Documento(s) enviado(s).

  • Não Enviado: Empregador não anexou arquivo e expirou a Data Limite.

  • Recebido: O AFT recebeu o(s) documento(s) enviado(s).

  • Rejeitado: O AFT rejeitou pelo menos um documento enviado. Rejeitado, pois não atendeu ao que foi solicitado.

  • Dispensado: O AFT dispensou o(s) documento(s) enviado(s). Dispensado, pois não há necessidade desse(s) documento(s) enviado(s).

  • Prazo Solicitado: Uma prorrogação de prazo foi solicitada pelo Empregador ao AFT.

  • Prazo Prorrogado: O AFT prorrogou o prazo solicitado pelo Empregador.

  • Prazo Aceito: O AFT aceitou a prorrogação de prazo solicitada.

  • Prazo Rejeitado: O AFT rejeitou a prorrogação de prazo solicitada.

Importante

Mesmo com o prazo para envio expirado, é possível que o documento tenha Status Recebido ou Rejeitado, pois o AFT pode ter obtido a informação de outra maneira, como documentos impressos, vistoria no local ou dados de outros sistemas alimentados posteriormente pelo empregador.

Nota

O Retorno Solicitado via DET tem como opções: Sem Retorno, Digital, Impresso e Vistoria in loco do Auditor (ver Documentos Solicitados).

Qtd. Anexos

Quantidade de Arquivos já anexados no item e não invalidados.

Ações

Ações relacionadas a cada documento (Visualizar, Enviar Documentos e Solicitar Prazo).

Atenção

Se o documento já tiver sido enviado ou o prazo tiver expirado, a única ação disponível é Visualizar.

Envio de documentos digitais solicitados na notificação.

Envio de documentos digitais solicitados na notificação.

É possível realizar diferentes ações em cada documento solicitado para entrega digital na notificação. Para escolher a ação:

  1. Clique em , na coluna Ações da linha do documento, dentro da tabela de documentos solicitados.

  2. Na janela aberta, clique na ação desejada:

Visualizar

Exibe as informações sobre o documento solicitado (ver Visualizar Documento Solicitado).

Enviar Documentos

Envia o documento solicitado (ver Enviar Documentos).

Solicitar Prazo

Solicita a prorrogação de prazo para envio do documento solicitado (ver Solicitar Prazo).

Atenção

Se o documento já tiver sido enviado ou o prazo tiver expirado, a única ação disponível é Visualizar.

  1. Clique em:

  • Voltar, para voltar à tela anterior.

A exibição das informações na tabela de documentos solicitados pode ser modificada do seguinte modo:

  • Número de linhas: Escolha a quantidade de linhas em Exibir, no canto inferior esquerdo da tabela, sendo o resumo apresentado ao lado (por exemplo: 1–10 de 12 itens).

  • Paginação: Escolha a página a ser exibida no canto inferior direito da tabela, sendo o resumo apresentado ao lado (por exemplo: 1 de 2 página(s)).

Dica

Para navegar pelo DET, a partir desta página, existem as seguintes opções:

  1. Clique em , no caminho de navegação > Notificação > Enviar Documentos Digitais .


Visualizar Documento Solicitado

Em Visualizar Documento Solicitado, tem-se as seguintes informações (ver Enviar Documentos Digitais):

Notificação

Código alfanumérico único com 14 caracteres associado à notificação.

Documento Solicitado

Descrição feita pelo AFT para o documento.

Data Limite para Envio

Data estabelecida pelo AFT, conforme disposição legal, para envio do documento.

Status

Status atual do documento.

Além disso, são apresentadas as abas Documentos e Histórico, as quais são detalhadas nas seções a seguir.

Visualização do documento solicitado, seus arquivos digitais e seu histórico.

Visualização do documento solicitado, seus arquivos digitais e seu histórico.

A partir da visualização do documento digital solicitado:

  1. Clique em:

  • Voltar, para voltar à tela anterior.

Documentos

Nesta aba, são visualizadas as seguintes informações:

  • Tabela Documentos Anexados pelo Empregador, contendo a relação de arquivos digitais anexados pelo empregador, sendo detalhada pelas colunas:

Documento

Nome do arquivo digital.

Avaliado Em

Data em que o arquivo digital foi avaliado pelo AFT.

Anexado Em

Data em que o arquivo digital foi anexado ao sistema pelo empregador.

  • Tabela Documentos Invalidados pelo Auditor, contendo a relação de arquivos digitais invalidados pelo AFT, sendo detalhada pelas colunas:

Documento

Nome do arquivo digital.

Motivo

Motivo pelo qual o arquivo digital foi invalidado pelo AFT:

  • Dispensado: O AFT dispensou o arquivo, vez que não era necessário à ação fiscal.

  • Rejeitado: O AFT rejeitou o arquivo, devido a alguma não conformidade.

Avaliado Em

Data em que o arquivo digital foi invalidado pelo AFT.

Anexado Em

Data em que o arquivo digital foi anexado ao sistema pelo empregador.

Cuidado

Não é necessário que haja arquivo digital invalidado para que o documento seja rejeitado.

Aba |Documentos|.

Aba Documentos.

Histórico

Nesta aba, são visualizadas as seguintes informações:

  • Tabela Histórico de Eventos, contendo, da mais atual para a mais antiga, a relação de ações realizadas pelo empregador e pelo AFT, sendo detalhada pelas colunas:

Data

Data em que a ação foi realizada.

Status

Status atual do documento (ver Enviar Documentos Digitais).

Justificativa

Explicação dada para a ação realizada.

Nota

A Justificativa do AFT somente é obrigatória se o documento for rejeitado.

Aba |Histórico|.

Aba Histórico.


Enviar Documentos

Em Enviar Documentos, além das informações e abas contidas em Visualizar Documento Solicitado (ver Visualizar Documento Solicitado), há o link Anexar Documento , usado para anexar os arquivos relacionados ao documento solicitado.

Visualização e envio do documento solicitado.

Visualização e envio do documento solicitado.

Para anexar os arquivos:

  1. Clique no link Anexar Documento .

  2. Selecione o arquivo a ser enviado, usando a janela Anexar Arquivo.

Anexar arquivo do documento solicitado na notificação.

Anexar arquivo do documento solicitado na notificação.

Cuidado

O arquivo deve ter uma das extensões exigidas, conforme definido pelo AFT, e tamanho máximo de 20 MB.

  1. Clique em Confirmar, para anexar o arquivo, ou em Cancelar ou , para descartar.

  2. O arquivo anexado é apresentado na tabela Documentos Anexados pelo Empregador, da aba Documentos, que passa a apresentar a coluna Ação, na qual é possível excluir o arquivo anexado, se ainda não tiver sido enviado, clicando em e confirmando a exclusão na janela Excluir Arquivo.

Arquivo anexado.

Arquivo anexado.

Dica

Em caso de sucesso, é exibida a mensagem Arquivo incluído com sucesso. , na tela Enviar Documentos.

Nota

É possível anexar mais de um arquivo, repetindo a operação.

  1. Clique em:

  • Voltar, para voltar à lista de documentos solicitados; ou

  • Antecipar Envio, para enviar os arquivos digitais anexados.

  1. Na janela Antecipar Envio, clique em Sim, para enviar os arquivos digitais anexados, ou em Não ou , para descartar a operação.

Arquivo enviado.

Arquivo enviado.

Dica

Em caso de sucesso, é exibida a mensagem Antecipação de envio realizada com sucesso. , na tela Enviar Documentos Digitais.

A tabela Documentos Solicitados para Entrega Digital passa a apresentar Enviado no campo Status do documento e caberá ao AFT avaliá-lo. Enquanto isso, permanece disponível, para o documento, a opção de Visualizar, clicando em , no campo Ações, da referida tabela.

Erro

Em caso de erro na página, é apresentada uma mensagem, indicando motivo e ações a tomar (por exemplo, Tipo de arquivo (.xyz) não permitido para esse documento. ou Não é possível incluir arquivo com mesmo nome de outro existente no documento. ).

Atenção

Caso o Empregador esteja fora do prazo e tentar enviar documentos mesmo assim, aparecerá a seguinte mensagem:

Neste momento esta operação não é permitida. Entre em contato com um dos auditores listados na notificação.


Solicitar Prazo

Em Solicitar Prorrogação de Prazo, além das informações e abas contidas em Visualizar Documento Solicitado (ver Visualizar Documento Solicitado), há o campo Justificativa da Solicitação de Prorrogação do Prazo, usado para explicar os motivos que ensejam a prorrogação.

Visualização do documento solicitado e do campo para justificativa de prorrogação de prazo.

Visualização do documento solicitado e do campo para justificativa de prorrogação de prazo.

Para solicitar a prorrogação do prazo:

  1. Clique no o campo Justificativa da Solicitação de Prorrogação do Prazo e informe os motivos do pedido de prorrogação.

Justificativa da solicitação de prorrogação de prazo.

Justificativa da solicitação de prorrogação de prazo.

Nota

A justificativa é limitada a 150 caracteres.

  1. Clique em:

  • Voltar, para voltar à lista de documentos solicitados; ou

  • Solicitar Prorrogação de Prazo, para solicitar a prorrogação.

Dica

Em caso de sucesso, é exibida a mensagem Solicitação de prorrogação de prazo realizada com sucesso. , na tela Enviar Documentos Digitais.

A tabela Documentos Solicitados para Entrega Digital passa a apresentar Prazo Solicitado no campo Status do documento e caberá ao AFT decidir se aceita ou rejeita o pedido. Enquanto isso, permanecem disponíveis, para o documento, as opções de Visualizar ou (se o prazo não expirou) Enviar Documentos, clicando em , no campo Ações, da tabela.