Enviar Documentos Digitais
Índice
Em Enviar Documentos Digitais, são listados os documentos requeridos pela Inspeção do Trabalho para entrega digital, contendo as seguintes informações:
- Notificação
Código alfanumérico único com 14 caracteres associado à notificação.
- Descrição
Descrição feita pelo AFT para cada documento.
- Tipo
Tipo de solicitação do AFT, conforme previsão legal (ver Documentos Solicitados).
- Data Limite para Envio
Data estabelecida pelo AFT, conforme disposição legal, para envio de cada documento.
- Status
Status atual de cada documento, o qual pode não estar preenchido, se pendente de envio e ainda no prazo, ou ser definido como:
Solicitado
: O AFT solicitou o documento.Enviado
: Documento(s) enviado(s).Não Enviado
: Empregador não anexou arquivo e expirou a Data Limite.Recebido
: O AFT recebeu o(s) documento(s) enviado(s).Rejeitado
: O AFT rejeitou pelo menos um documento enviado. Rejeitado, pois não atendeu ao que foi solicitado.Dispensado
: O AFT dispensou o(s) documento(s) enviado(s). Dispensado, pois não há necessidade desse(s) documento(s) enviado(s).Prazo Solicitado
: Uma prorrogação de prazo foi solicitada pelo Empregador ao AFT.Prazo Prorrogado
: O AFT prorrogou o prazo solicitado pelo Empregador.Prazo Aceito
: O AFT aceitou a prorrogação de prazo solicitada.Prazo Rejeitado
: O AFT rejeitou a prorrogação de prazo solicitada.
Importante
Mesmo com o prazo para envio expirado, é possível que o documento tenha Status
Recebido
ouRejeitado
, pois o AFT pode ter obtido a informação de outra maneira, como documentos impressos, vistoria no local ou dados de outros sistemas alimentados posteriormente pelo empregador.Nota
O Retorno Solicitado via DET tem como opções:
Sem Retorno
,Digital
,Impresso
eVistoria in loco do Auditor
(ver Documentos Solicitados).- Qtd. Anexos
Quantidade de Arquivos já anexados no item e não invalidados.
- Ações
Ações relacionadas a cada documento (
Visualizar
,Enviar Documentos
eSolicitar Prazo
).Atenção
Se o documento já tiver sido enviado ou o prazo tiver expirado, a única ação disponível é
Visualizar
.
É possível realizar diferentes ações em cada documento solicitado para entrega digital na notificação. Para escolher a ação:
Clique em , na coluna Ações da linha do documento, dentro da tabela de documentos solicitados.
Na janela aberta, clique na ação desejada:
- Visualizar
Exibe as informações sobre o documento solicitado (ver Visualizar Documento Solicitado).
- Enviar Documentos
Envia o documento solicitado (ver Enviar Documentos).
- Solicitar Prazo
Solicita a prorrogação de prazo para envio do documento solicitado (ver Solicitar Prazo).
Atenção
Se o documento já tiver sido enviado ou o prazo tiver expirado, a única ação disponível é Visualizar
.
Clique em:
Voltar, para voltar à tela anterior.
A exibição das informações na tabela de documentos solicitados pode ser modificada do seguinte modo:
Número de linhas: Escolha a quantidade de linhas em Exibir, no canto inferior esquerdo da tabela, sendo o resumo apresentado ao lado (por exemplo: 1–10 de 12 itens).
Paginação: Escolha a página a ser exibida no canto inferior direito da tabela, sendo o resumo apresentado ao lado (por exemplo: 1 de 2 página(s)).
Dica
Para navegar pelo DET, a partir desta página, existem as seguintes opções:
Clique em , no caminho de navegação > Notificação > Enviar Documentos Digitais .
Clique em Notificação, no caminho de navegação > Notificação > Enviar Documentos Digitais .
Clique em , no canto superior esquerdo da tela.
Visualizar Documento Solicitado
Em Visualizar Documento Solicitado, tem-se as seguintes informações (ver Enviar Documentos Digitais):
- Notificação
Código alfanumérico único com 14 caracteres associado à notificação.
- Documento Solicitado
Descrição feita pelo AFT para o documento.
- Data Limite para Envio
Data estabelecida pelo AFT, conforme disposição legal, para envio do documento.
- Status
Status atual do documento.
Além disso, são apresentadas as abas Documentos e Histórico, as quais são detalhadas nas seções a seguir.
A partir da visualização do documento digital solicitado:
Clique em:
Voltar, para voltar à tela anterior.
Documentos
Nesta aba, são visualizadas as seguintes informações:
Tabela Documentos Anexados pelo Empregador, contendo a relação de arquivos digitais anexados pelo empregador, sendo detalhada pelas colunas:
- Documento
Nome do arquivo digital.
- Avaliado Em
Data em que o arquivo digital foi avaliado pelo AFT.
- Anexado Em
Data em que o arquivo digital foi anexado ao sistema pelo empregador.
Tabela Documentos Invalidados pelo Auditor, contendo a relação de arquivos digitais invalidados pelo AFT, sendo detalhada pelas colunas:
- Documento
Nome do arquivo digital.
- Motivo
Motivo pelo qual o arquivo digital foi invalidado pelo AFT:
- Avaliado Em
Data em que o arquivo digital foi invalidado pelo AFT.
- Anexado Em
Data em que o arquivo digital foi anexado ao sistema pelo empregador.
Cuidado
Não é necessário que haja arquivo digital invalidado para que o documento seja rejeitado.
Histórico
Nesta aba, são visualizadas as seguintes informações:
Tabela Histórico de Eventos, contendo, da mais atual para a mais antiga, a relação de ações realizadas pelo empregador e pelo AFT, sendo detalhada pelas colunas:
- Data
Data em que a ação foi realizada.
- Status
Status atual do documento (ver Enviar Documentos Digitais).
- Justificativa
Explicação dada para a ação realizada.
Nota
A Justificativa do AFT somente é obrigatória se o documento for rejeitado.
Enviar Documentos
Em Enviar Documentos, além das informações e abas contidas em Visualizar Documento Solicitado (ver Visualizar Documento Solicitado), há o link Anexar Documento , usado para anexar os arquivos relacionados ao documento solicitado.
Para anexar os arquivos:
Clique no link Anexar Documento .
Selecione o arquivo a ser enviado, usando a janela Anexar Arquivo.
Cuidado
O arquivo deve ter uma das extensões exigidas, conforme definido pelo AFT, e tamanho máximo de 20 MB.
Clique em Confirmar, para anexar o arquivo, ou em Cancelar ou , para descartar.
O arquivo anexado é apresentado na tabela Documentos Anexados pelo Empregador, da aba Documentos, que passa a apresentar a coluna Ação, na qual é possível excluir o arquivo anexado, se ainda não tiver sido enviado, clicando em e confirmando a exclusão na janela Excluir Arquivo.
Dica
Em caso de sucesso, é exibida a mensagem Arquivo incluído com sucesso. , na tela Enviar Documentos.
Nota
É possível anexar mais de um arquivo, repetindo a operação.
Clique em:
Voltar, para voltar à lista de documentos solicitados; ou
Antecipar Envio, para enviar os arquivos digitais anexados.
Na janela Antecipar Envio, clique em Sim, para enviar os arquivos digitais anexados, ou em Não ou , para descartar a operação.
Dica
Em caso de sucesso, é exibida a mensagem Antecipação de envio realizada com sucesso. , na tela Enviar Documentos Digitais.
A tabela Documentos Solicitados para Entrega Digital passa a apresentar Enviado
no campo Status do documento e caberá ao AFT avaliá-lo. Enquanto isso, permanece disponível, para o documento, a opção de Visualizar
, clicando em , no campo Ações, da referida tabela.
Erro
Em caso de erro na página, é apresentada uma mensagem, indicando motivo e ações a tomar (por exemplo, Tipo de arquivo (.xyz) não permitido para esse documento. ou Não é possível incluir arquivo com mesmo nome de outro existente no documento. ).
Atenção
Caso o Empregador esteja fora do prazo e tentar enviar documentos mesmo assim, aparecerá a seguinte mensagem:
Neste momento esta operação não é permitida. Entre em contato com um dos auditores listados na notificação.
Solicitar Prazo
Em Solicitar Prorrogação de Prazo, além das informações e abas contidas em Visualizar Documento Solicitado (ver Visualizar Documento Solicitado), há o campo Justificativa da Solicitação de Prorrogação do Prazo, usado para explicar os motivos que ensejam a prorrogação.
Para solicitar a prorrogação do prazo:
Clique no o campo Justificativa da Solicitação de Prorrogação do Prazo e informe os motivos do pedido de prorrogação.
Nota
A justificativa é limitada a 150 caracteres.
Clique em:
Voltar, para voltar à lista de documentos solicitados; ou
Solicitar Prorrogação de Prazo, para solicitar a prorrogação.
Dica
Em caso de sucesso, é exibida a mensagem Solicitação de prorrogação de prazo realizada com sucesso. , na tela Enviar Documentos Digitais.
A tabela Documentos Solicitados para Entrega Digital passa a apresentar Prazo Solicitado
no campo Status do documento e caberá ao AFT decidir se aceita ou rejeita o pedido. Enquanto isso, permanecem disponíveis, para o documento, as opções de Visualizar
ou (se o prazo não expirou) Enviar Documentos
, clicando em , no campo Ações, da tabela.